Decoração transforma Pelourinho em um grande ‘arraiá’ para o São João da Bahia 2022
Bandeirolas, bonecos, corações e sanfonas gigantes compõem a decoração para receber os shows de 23 a 26 de junho
Bonecos gigantes representando trio nordestino, balões, sanfonas, bandeiras e bandeirolas plásticas coloridas são alguns elementos que compõem a decoração do Pelourinho para o São João da Bahia 2022. Com o sugestivo tema Valeu Esperar, as ruas e largos do Pelourinho já se transformaram em um grande ‘arraiá’ para reunir o público em torno dos grandes shows, de comidas e bebidas típicas e demais manifestações tradicionais das festas juninas.
A programação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). Serão cinco palcos armados nos largos do Cruzeiro de São Francisco, onde estará a tradicional Sala de Reboco; do Pelourinho, em forma de coreto, lembrando as cidades do interior, além dos largos Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d’Água.
Coberto com bandeirolas plásticas coloridas, e tomado por enfeites como flores e corações, o Largo do Cruzeiro de São Francisco tem um portal em forma de coração gigante. O trio nordestino é um dos grandes atrativos do lugar com uma boneca e dois bonecos gigantes tocando sanfona, zabumba e triângulo. Bem ao lado, o Largo do Terreiro de Jesus, que terá atrações itinerantes, também está enfeitado para receber os forrozeiros.
Uma grande árvore, feita em resina, e balões em grandes e pequenas dimensões forrados com tecidos liso e xadrez, tendo acabamento com fitas, laços e corações, provocam os sentidos no Largo do Pelourinho. Um poste iluminado sustenta a decoração em bandeirolas.
As diversas ruas do Pelourinho, como Alfredo de Brito, Laranjeiras, Gregório de Matos, João de Deus, Castro Rabelo, Inácio Acioli, Frei Vicente e Leovigildo de Carvalho também estão enfeitadas.
Considerado hoje a maior festa popular do estado, o São João acontece em praticamente todos os 417 municípios baianos, sendo o nome geral com o qual se identificam as demais celebrações de junho dedicadas a Santo Antônio, dia 13, e São Pedro, dia 29, com estímulo ao turismo interno e à economia e gerando emprego e renda em toda a Bahia.
O São João da Bahia este ano, em Salvador, se estende ao subúrbio de Paripe, nos dias 23 e 24 de junho, e ao Parque de Exposições, de 23 a 26 e de 30 de junho a 2 de julho. A grade já teve início com o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, que acontece até domingo, dia 19, em Periperi.
Fonte: Ascom/Bahiatursa
Foto: Divulgação/Fernando Vivas