Bonecos, bandeirolas e balões gigantes enfeitam Centro Histórico para o São João da Bahia
Um boneco gigante de 3,50 metros de altura representando o forrozeiro Zelito Miranda tocando violão, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, é um dos elementos principais da decoração do São João da Bahia 2023, realizado pelo Governo do Estado por meio da Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo.
Balões, luminárias, bandeirolas, sanfonas, zabumbas, cactos gigantes são alguns dos adereços das ruas e largos do Centro Histórico de Salvador para o maior São João do Mundo e o forró mais temperado do Brasil. A festa acontece de 22 a 25 de junho no Terreiro de Jesus, nos largos do Pelourinho, do Cruzeiro de São Francisco, Tereza Batista, Pedro Arcanjo, Quincas Berro d’Água e Praça das Artes.
Zelito Miranda é o homenageado da festa, esse ano, tendo destaque entre as figuras instaladas no Pelourinho, onde também ganham destaque dois bonecos gigantes tocando pandeiro e sanfona, com cabeças e mãos em fibra, vestidos em tecidos nobres com bordões, lenços, botas, chapéu de palha e de cangaceiro.
Um portal com oito metros de altura por cinco metros de comprimento, três arcos de 7X5m e uma cobertura de bandeirolas plásticas costuradas em fitilho de alta resistência completam os adereços do portão de entrada do São João da Bahia. Suspensos no Terreiro de Jesus, 12 balões coloridos de 3m X 1,5m, forrados em tecido e com fitas coloridas de cetim nas laterais e na calda, além da cobertura de bandeirolas plásticas, também integram a decoração.
Da mesma forma, as ruas do Centro Histórico estão sendo preparadas com luminárias cilíndricas, pássaros xilografados e notas musicais em placas de resina e impressões plotadas e árvores de galho seco, além de bandeirolas e balões.
Quatro portais de 6m X 5m também vão adornar as ruas, que têm ainda uma sanfona, um violão e um pandeiro gigantes conduzindo a um dos pontos principais da festa, o Largo do Pelourinho, tomado por um arraiá de bandeirolas e balões coloridos, postes metálicos tubulares e uma luminária gigante.
Fonte Decom/Sufotur
Foto: Divulgação / GOVBA